Skip to content

Filmes para você ler

01/10/2011

Com o notável aumento do interesse por filmes suecos e a internacionalização da indústria cinematográfica escandinava como um todo, o Svenska Filinstitute (Instituto Sueco de Cinema) lançou em setembro um aplicativo em inglês para download gratuito no iTunes. Em apenas 10 dias na App Store, a revista Swedish Film alcançou o topo da lista dos aplicativos grátis mais baixados na Suécia. Desde a semana passada, o número de downloads aumentou 3%, totalizando até então mais de 2 mil em todo o mundo — o aplicativo não é popular apenas na Suécia. Noruega, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia e Reino Unido: também estão na lista, em ordem de demanda, Rússia, China, Brasil, Malásia e Singapura.

Com artigos e notícias sobre todos os novos filmes suecos que estão em evidência na cena internacional e os nomes que estão por trás de cada obra, o foco da Swedish Film são longas e curtas-metragens, assim como documentários, mostrados nos festivais internacionais de cinema de maior prestígio. O objetivo é divulgar também quem são os diretores, produtores e atores em ascensão. Na edição atualmente disponível há entrevistas com os diretores Ruben Ostlund, Johannes Nyholm, Jens Assur, Ella Lemhagen e Björn Runge, gente que já faz sucesso na terra de Thor.

Capa da Swedish Film no iTunes: revista multimídia gratuita para quem tem iPad.

A revista traz ainda um catálogo com o que há de novidades sobre os recursos cinematográficos empregados no atual cinema sueco e trailers dos filmes. Para quem trabalha com cinema, a Swedish Film pode ainda ser um excelente guia de contatos, onde se pode encontrar informações sobre as mais importantes produtoras, empresas de vendas, distribuidoras, festivais de cinema e organizações para o apoio e fomento do cinema no país.

O aplicativo porém só funciona em iOS  3.2 e iPad; a ferramenta foi criada pelo departamento internacional do Instituto Sueco de Cinema, em colaboração com a produtora TurbinAB e Markus AD Edin, e pode ser baixada aqui.

Para quem não possui um iPad ou sistema operacional da Apple, a revista Film#Magazine é disponível em inglês no formato PDF e pode ser baixada gratuitamente no site do Det Danske Filmistitut (DFI), o instituto de cinema dinamarquês. A revista é publicada antes dos principais festivais de cinema da Europa, como os de Berlim, Cannes e Amsterdã, e contém artigos profundos sobre filmes dinamarqueses, além de entrevistas com diretores. Após o download, a Film#Magazine pode ser lida em qualquer equipamento que abra o formato ou mesmo ser impressa. Boas leituras!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: