Skip to content

Lars von Trier, seu moleque!

20/05/2011

O cineasta dinamarquês Lars Von Trier deixou Cannes de cabelo em pé este ano, ao declarar, durante uma coletiva de imprensa do seu filme, Melancholia — que participa do certame. Durante a conferência, afirmou que era nazista e simpático a Hitler. Embora estivesse exercendo seu humor pouco acessível a quem não é dinamarquês, e embora as declarações tenham sido feitas com sorrisos explícitos de LVT, suas afirmações causaram mal-estar não apenas na organização do Festival de Cannes, que o expulsou do evento sob a alcunha de persona non grata. Sua produtora, a Zentropa, está consternada e emitiu uma dura nota sobre o assunto. Leia a íntegra, traduzida para o português, logo abaixo:

Diretor Lars von Trier posa durante sessão de fotos no 64º Festival de Cannes (REUTERS/Eric Gaillard).

“A Zentropa declara:

A Zentropa gostaria de pedir desculpas a todos os indivíduos, parceiros, colaboradores e instituições que tenham sofrido danos de qualquer espécie, tendo em conta as opiniões de Lars Von Trier.

Queremos deixar absolutamente claro que a Zentropa não partilha da percepção de Lars Von Trier sobre o que é engraçado dizer numa conferência de imprensa, e que suas opiniões estão em conflito direto com os valores da Zentropa.

Neste contexto, também gostarímaos de expressar grande pesar pela diretora Susanne Bier, que foi envolvida no caso da pior forma possível.

Lars von Trier pediu desculpas para nós e para o mundo e lamentou as suas declarações, assumindo que ele, na tentativa de ser engraçado, pisou em pessoas que sofreram perdas insuportáveis​​. Lars Von Trier não tem preconceitos contra as pessoas de ascendência judaica e não simpatiza com Hitler nem com as conseqüências de suas ações.

Esperamos que tenhamos condições, eventualmente, de recuperar a confiança de todos e faremos tudo o que pudermos para corrigir os danos que possam ter sido causados pelas ​​declarações de Lars Von Trier.

Peter Jensen Aalbæk

Após tudo isso, como se fosse pouco o que havia dito e causado, Lars von Trier afirmou, ainda na sexta-feira (20): “Eu acho que uma das razões (para o seu banimento do festival) é que esses franceses são os mesmos judeus que foram maltratados na II Guerra Mundial”. Ou seja, com isso, ele não parece tão arrependido de suas declarações, e ainda provoca mais polêmica.

ZuKino publicará um especial sobre a barulhenta participação de Lars von Trier no Festival de Cannes 2011, e as consequências possíveis na distribuição de Melancholia, ainda neste fim de semana. Não perca!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: